segunda-feira, 30 de julho de 2012

Série Exposição

Mais uma Exposição no CCBB. Imperdível!!!!!

 Corpos Presentes/Still Being , do escultor inglês Antony Gormley.

 



“Antony Gormley construiu uma das mais coerentes pesquisas estéticas das últimas décadas da arte contemporânea. Baseando-se na tensão entre o corpo e o espaço, ele criou espaços, redefiniu o vazio e o pleno, endereçou a observação sobre o corpo como um procedimento participativo. Para entender Gormley, é preciso ver com a pele, mensurar com os olhos e se deixar ocupar pelo essencial sentido de presença, ferramenta fundamental para vivenciar sua obra.
De longe, a obra dele pode parecer obsessiva, estática e repetitiva. Ao se aproximar de suas instalações, esculturas e obras em espaço público, muito mais se revela. Sua capacidade de articular a percepção do espaço faz com que apareçam as muitas camadas de como o corpo é o definidor do espaço. A casa que o abriga. Se a pele é o contenedor da substância do corpo, a arquitetura é o contenedor dos corpos que habitamos.
Moldando suas figuras sempre a partir do seu próprio corpo, Gormley coloca-se na realidade urbana como um ato de performance ocupa um espaço. Certa imposição dada pelo estático, pela escala, pelo peso e pelo volume leva sua obra à condição de interventor da consciência sobre a própria condição humana. O ser estático.
Tentar colocar uma legenda em sua obra é fazer o que ele faz perder o sentido. Gormley é um artista criador de situações. Quando cria uma instalação em que ocupa os halls do Museu Hermitage com todas as suas pinturas e esculturas, o contexto onde estão inseridas passa a ser parte fundamental da obra. Assim como quando fez Blind Light, em que uma caixa de fumaça engolfa o visitante, que em si passa a ser a imagem da obra. Ou em Echigo Tsumari, em que a tensão de cabos em uma casinha de agricultor japonesa é feita ao extremo, como que a transformando em uma entidade. Diga-me onde estou que te direi quem sou. Ele cria a situação, assim como um artista performático quando insere o seu corpo em algum contexto. A equação transforma-se no resultado.  No processo de um ano e meio desenvolvendo este projeto, pude acompanhar de perto a mente e a energia desse grande criador. Obcecado por tudo, com uma capacidade de trabalho ímpar e o entusiasmo de um jovem artista, ele nunca desiste. Atento aos detalhes, criador de amigos e viajante irrequieto, o seu estúdio em Londres possui uma equipe alinhada, com uma organização rara no mundo das artes. Processos industriais aliados a processos superartesanais. Um excelente domínio da ciência por trás da arte. Essa relação entre geometria, gravidade, modelos tridimensionais, desenvolvimento e estudo de materiais leva a sua obra a desafios de engenharia que redefinem espaços. Gormley gosta do impossível e confia nos obsessivos.
O desafio nesta exposição que reconstrói uma boa parte da trajetória do artista é encontrar o corpo nas múltiplas facetas e linguagens que Antony Gormley explorou. Em toda a sua obra, pode-se encontrar essa manifestação do corpo, às vezes explícito, outras implícito, revelado em sua ausência. Mas é a abstração do espaço negativo do corpo que revela o território poético dele. Encontrar o que existe no vazio de cada corpo, ou o ar que ocupa o espaço não corpo, é a forma de encontrar essa ideia de molde do que somos. Os corpos de Gormley estão por toda parte, materializando-se e desmaterializando-se nos espaços expositivos. Aprender a revelar os corpos presentes é a essência desta exposição.
Uma das coisas mais intrigantes na obra de Gormley é a busca pelo equilíbrio, pela forte relação que suas obras possuem com a gravidade e seu centro de balanço. Seu processo construtivo desafia as características dos materiais e sua tensão em relação ao chão. Um corpo difere-se de um monte de carne pela dignidade associada ao fato de esse corpo conseguir se manter de pé. Esse aspecto cria um eixo vertical que se alia à percepção dos campos horizontais produzidos pela inserção de suas obras no espaço. O cruzamento desses dois eixos estabelece uma forma mítica, que surge silenciosamente ao se observar sua obra. Uma relação entre homens criando o espaço e as dimensões do lugar e do não lugar se tensionando. O aqui e o além.
Corpos Presentes / Still Being abre uma porta ao público brasileiro para o universo criativo e processual de Antony Gormley, explorando uma ampla gama de formas de articular a presença sensorial no espaço, como em obras como Breathing Room, até a inter-relação entre o corpo e o espaço público, como na intervenção Event Horizon.  Passa pela riqueza de sua vivência em Porto Velho, Rondônia, onde realizou o Amazonian Field, com seus milhares de corpos buscando sentido, há vinte anos atrás, durante a Eco-92. Ainda para esta exposição, Antony decidiu recriar uma de suas mais antigas obras, Mother’s Pride, em que come o seu espaço dentro do pão de que é feito. Um novo significado para a palavra pão de forma. A peça de maior escala da exposição é a obra Critical Mass, em que maciças figuras de 630 kg cada estão suspensas e aglomeradas na rotunda, como uma chuva de intenções diversas procurando uma posição improvável. Drift, Ferment e Loss apresentam a dimensão de certa abstração na sua representação da forma humana. Mas é Flesh que leva ao ponto mais radical do que ele faz: nesse bloco de concreto, na forma mítica de uma cruz, está o molde negativo de seu corpo, invisível, mas físico, absoluto e real. A matéria carrega algo que não vemos, apenas intuímos. Essa tensão é estruturante em sua obra, a presença física dissonante da percepção. Aquilo que não sabemos o que é, mas sentimos que está. Ainda que sendo um Corpo Presente.
‘Agora entre o meu ser e o ser alheio a linha de fronteira se rompeu.’ Waly Salomão
Para se entregar à obra de Antony Gormley, não se deve se ater ao que está visível aos olhos, mas sim a algo muito mais sublime e ao mesmo tempo intenso, o sentimento de presença – algo que não é do léxico comum das artes visuais, mas que quando ocorre desnuda o verdadeiro acontecimento da arte. A consciência do espaço e a evidência de que temos antenas psicofisiológicas, instrumentos ancestrais de percepção desenvolvidos no berço mais profundo da história humana, são elementos de linguagem que o artista usa para revelar o invisível em sua obra. Sua arte é mostrar o que não pode ser visto.”
Marcello Dantas( Curador da Mostra)

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